quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Festa do Pascal

...

Como já falámos aqui no blog, o projecto Girizina da Fundaçã Mariya Arafasha divide-se em três sub-grupos: os miúdos que vivem connosco (14), os miúdos que já foram reintegrados em famílias de acolhimento (8) e o grupo de 11 jovens que fez uma formação em carpintaria e mercenaria durante um ano.

As notícias que vos vimos comunicar neste dia, dizem respeito a este último sub-grupo. Depois de terem terminado a formação, era necessário lançá-los no mercado de trabalho. Para uma integração e acompanhamento mais fáceis, decidimos acolhê-los na nossa obra de construção do orfanato, que servirá para acolher outros miúdos da rua.

Chegados à obra, na categoria de aide maçon, o obreiro mais banal, tiveram que se desenrascar e procurar ganhar a confiança dos obreiros mais velhos e experimentados que lhes ensinassem técnicas mais apuradas. No fim deste periodo de aperfeiçoamento, o obreiro mais velho reconhece a promoção do seu aluno, e este último tem que lhe oferecer uma cabra, que é partilhada entre todos os obreiros da construção.

Há algum tempo, o nosso primeiro miúdo, o Pascal, foi elevado à categoria de maçon, servindo de exemplo e modelo para todos os outros, já que ser maçon implica mais respeito, o triplo de salário e um kit de ferramentas.

Quando todos os nossos jovens terminarem a formação e atingirem o grau de maçon, vão ser enviadas para outras obras, de uma empresa amiga da Fundação, que lhes garante trabalho e acompanhamento, terminando se assim o seu período no Mariya Arafasha com sucesso.

Aqui ficam as fotografias da festa do Pascal, com a cabra servida à maneira e o kit de ferramentas do novo maçon!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Situação da Obra

...

Depois de alguns dias de inactividade, os Tanganika Boys voltam à « postagem », que já se exigia, não é verdade? Está prometido que uma tal ausência de noticias nao se irá repetir mais!

Vimos então informar-vos da situação da construção da nova casa do Mariya Arafasha, que vai ter capacidade para acolher à volta de 60 miúdos da rua e onde vão estar também os escritórios da Fundação.

Como podem ver pelas fotografias seguintes, o estado da obra é bastante avançado, prevendo se que em finais de Dezembro esteja completamente pronta. Para já, há uma cave separada do resto da casa que está quase acabada. Como esta cave tem 4 quartos com capacidade para 6 miúdos cada, na próxima semana já a vamos poder estrear com os 14 Abana ba Maryia já acolhidos! Motivos de grande felicidade, como podem imaginar!

De salientar também que os Tanganika Boys, quando a sua disponibilidade o permite, têm mostrado os seus inegáveis dotes de aide maçon, impressionande toda a restante classe trabalhadora.

Turabakumbuyei bagenzi wacu!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Gukina Rugby!!

...



Mwiriwe !!

Pois é, muitos dos nossos amados leitores foram sabendo notícias sobre a nossa vida rugbística por terras africanas! Os jogos que fizemos no campeonato, a convocatória para a selecção e a possível viagem à Líbia para representar a mesma. Mas vimos então esclarecer tudo isto!

Existem neste momento apenas 4 equipas de Rugby que disputam o campeonato nacional, que se disputa num sistema de pontos e com duas voltas. Nós chegámos a uma dessas equipas, o Rumury, durante o mês de Maio e ainda chegámos a fazer 4 jogos para campeonato (dos quais ganhámos 3 e perdemos 1) e acabámos a época em segundo lugar.

Depois começámos os treinos com a selecção do Burundi, já que é pemitida a utilização de 3 estrangeiros na equipa nacional. Começámos a ter treinos todas as terças e quintas para nos prepararmos para uma viagem à Líbia que estava prevista para o fim do mês de Agosto.
Nos treinos da selecção finalmente encontrámos um rugby que se aproxima ao desporto que conhecemos em Portugal, já que nos clubes ainda há muita gente que não conhece as regras e muitas vezes o jogo parece-se mais com uma batalha campal do que qualquer outra coisa...


Bom, em relação à Líbia, a viagem acabou por ser adiada para Outubro e ainda estamos à espera da confirmação. Os nossos amigos que estão connosco na selecção estão convencidos que vai mesmo acontecer, mas nós já perdemos bastante a esperança, dado os constantes adiamentos. Vamos a ver!

De qualquer maneira continuamos a treinar porque o gosto pelo jogo está sempre presente e também porque os treinos bisemanais têm servido como um escape à monotonia que às vezes se instala em Mont Sion!

Este Domingo, dia 12, tivemos um torneio de sevens em que acabámos por perder nas meias finais, mas que deu para fazer 4 jogos e foi uma castiçada, com um ambiente muito bom e parecido àquele que caracteriza normalmente os torneios desta variância do Rugby organizados em Portugal.


Para terminar recordamos talvez como melhor momento um jogo do campeonato em que ganhámos contra o campeão nacional, o Hyenes, por 20 – 17, num jogo muito disputado do princípio ao fim! No geral tem sido uma experiência muito boa, este lado da nossa vida aqui em missão! Pela fome de rugby e pelas amizades que fomos criando!

Melhores cumprimentos e bons jogos!!

Tanganika Boys

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Pedimos desculpa...

...

Pois é... Vimos, por este meio, pedir desculpa aos nossos caros leitores pela ausência de posts nos ultimos dias, mas os problemas informaticos do Françuah e a ausência do Eduah nao têm permitido informar-vos com a regularidade que merecem...

Prometemos novidades para os proximos dias!

Os Tanganika Boys

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Bela tradição burundesa

...


Aproveito também para vos informar que, desde ontem, as mulheres dos militares do Burundi e do Congo estão em greve, supostamente, porque não gostam que os maridos passem muito tempo fora de casa. Principalmente de mãos dadas com outros militares, acrescentaria eu...