domingo, 2 de março de 2008

Peregrinação a Murunvya

...

Miriué!

Hoje fomos em peregrinação a Murunvya, uma pequena aldeia no interior do Burundi! Mas não foi uma peregrinação à portuguesa, já que fomos de autocarro, 180 pessoas em 5 pequenos autocarros... No caminho foi uma festa o tempo inteiro sempre a cantar!

Quando chegámos, não queríamos acreditar... Tínhamos 7000 pessoas à espera, que nos acolheram como se fóssemos reis. Principalmente a nós, umusungos, já que nunca vêem nenhuns... Depois, foi a festa total: uma hora de danças à imagem da MTA que levámos (uma réplica daquela que João Pozzobon carregou), e depois uma missa de 3 horas em Kirundi! É impressionante a fé destas pessoas! Aqui não há católicos descomprometidos e celebrações cinzentas, toda a gente que vai à missa canta, dança e reza...!


No fim , fomos chamados ao altar para fazer uma apresentação, na qual o Duarte deu mostras da nossa evolução no Kirundi! As pessoas adoraram!

A seguir à missa, fomos comer um bolo burundês e tivemos que beber cerveja de plátano que, ao contrário da Carlsberg, é provavelmente a pior cerveja do Mundo!

À volta foi mais do mesmo, cantorias e tambores!

Grande abraço,

Tanganika Boys

12 comentários:

Sibila disse...

Meus queridos Pastorinho Chico e Moisés,

Finalmente escrevo aqui qualquer coisinha! Não tem sido de todo falta de tempo mas fico sempre horas a ler as vossas coisas e os respectivos comentários... quando dou por mim já vai tarde e o cérebro ja nao funciona para escrever! Mas prometo mais regularidade a partir de agora!

Tem sido mesmo bom ter notícias vossas!! Tenho a dizer que estou bem espantada com a rapidez do vosso blog e a quantidade de notícias que mandam... Lentinho, lentinho mas, afinal, a vida aí é cheia de mordomias!!

Quanto a esta malta que diz que não acredita q voçês viram hipopótamos, perdoem-nos que eles não sabem o que dizem! Não estão habituados a esses mundos africanos, nem sabem como é a vida nesses lagos e savanas a perder de vista! Estão todos a precisar de sair e ver como é a vida no meio dos hipopótamos dentuços e de todos os vossos novos amiguinhos selvagens!
E também não liguem aos que dizem que só falta é ver-vos trabalhar! Isso ainda está para vir e não tarda nada já estamos a ler os vossos mails a dizer que já deitam pefume burundês por todos os poros, tal é a carga de trabalho! Tenho a dizer que estou ansiosa por ver isso, quando finalmente se juntarem à obra dos "prrrimos afrrricanos" e fizeram uma grande família!!

Enquanto isso, a malta por cá vai rezando muito! Aproveito, já agora, para lançar o apelo e perguntar pelas famosas e prometidas noites de oração comunitárias que ficámos de fazer, cá em Portugal, por estes dois patetas armados em missionários ;)

Continuem a mandar noticias e a aliciar a malta a juntar-se a vós! Quanto a mim, a vontade bate-me à porta todos os dias... Resta saber o que a malta lá de Cima tem a dizer!

Grande beijinho aos dois, desta discípula fiel,
a vossa Deusa de ébano!

P.S. Boa viagem lá para a Tanzânia, que é vizinha ali de Moçambique, onde está o meu querido paizinho a trabalhar! Cuidadinho nesses caminhos matreiros!

carminho :) disse...

Ola!!!
Que bom poder ter noticias vossas...Tenho rezado e pensado muito em voçês e fico cheia de ciumes ao ver as fotografias e os relatos daí. Apesar de saber que há alturas muito dificeis, as coisas boas são imensas e já vos consigo imaginar aos gritos no autocarro cheio de gente ou no meio do coro da missa... Continuo a dizer p terem cuidado e não se aventurarem demais (sei o que a casa gasta c voçes dois)! Inho vou ser madrinha de casamento, estou num xitamento...mas claro que isso não vai afectar o meu afilhado africano. Tenho-vos a dizer que no Verão também parto p Angola em principio...:) Tenho muitas saudades vossas! Um beijinho mt grande

Pedrinha disse...

Admiro a vossa coragem e entrega! Um forte abraço

Pissarra disse...

Sempre fez parte do meu imaginário ver-te a fugir de um hipopotamo e quando esse momento chega a única fotografia que tiras são vocês a pescar Jonet??
Grande abraço aos dois e bom trabalho!

Anónimo disse...

grandes tanganikas!!!
em primeiro lugar uma palavra de apreço ao maluk sousa por aquele comentario simpático que fizeste a minha pessoa!
infelizmente agora tenho que ir jantar, mas brevemente venho ca comentar mais sobre esta ultima noticia!
grande abraço!!!

Anónimo disse...

Meus queridos maninho e primo,

Não tenho palavras para descrever o que sinto em conhecer pessoas como voçês que têm a coragem e a dedicação para uma "aventura" destas.
Tenho muito orgulho em voçês e o mundo agradece o vosso empenho e trabalho.

Vou estando atenta às noticias e desenvolvimentos da vossa missão.

Um grnade beijinho e abraço

Filipa e António Martinho

Um grande xi-coração e um abraço

Tia João e Tio Manel

Anónimo disse...

Pois é rapazes finalmente começa a cheirar mais a missao e menos a umas vacaciones. Ok tirando a parte da jola que se ta mm a ver a cena toda, principalmente o pormenor de beberem pela palhinha! Reportem informação sobre a agencia/companhia onde compraram os bilhetes e viajaram para ver preços e tal, e tb para informar as ja 26 pessoas interessadas!!
Caro sousa fico mt grato e contente pelo memo enviado, em breve iras receber uma cartinha digna de nobel.
Jonilas corta os três pelos que tens na cara, a malta pode te confundir com um hipo.
Farei um relatorio brevemente sobre o estado actual do panorama portugues. Sem mais assunto:
O Gaivonne

João Maria Corrêa Monteiro disse...

óóó meus peidalhaços?! hipopótamos?! daqueles que viram barcos e matam 7 gajos de uma vez?! ena ena! cuidadinho que esses beliscam ó tozés!
eu a achar que se viesse cá de 15 em 15 não encontrava nada de novo, vejo isto mais animado que a casa do tozé na véspera de Natal!!!
tá muita bom!!! viva a internet e a alegria de escrever!!! Nem parece África!

Agora a sério... poder ter notícias em primeira mão, é mesmo bom! Obrigado!
Dou por mim a ter vontades de estar aí e com saudadinhas vossas vá!
Muita força! Poucos banhos! Sorrisos por todo o lado! Viva a missão africana!!!!! Se cheira a limpo, não está aculturado!

Abraço aqui do pseudo-cota

João Maria Corrêa Monteiro disse...

ah!
e esse Joaquín que manda vir o carro e um par de botas lá da Espanha?! Com magnatas em casa também eu!!! eheheh
até nas missões os espanhóis têm mais dinheiro...! nix! eheheh

João Silveira disse...

Tenho uma dúvida: vocês são umusungos, ou doisusungos?

MariAjuda Burundi disse...

obrigado pelos comentarios,ficamos contentes!agradecemos as oraçoes tb!

temos mais noticias da nossa horta e do nosso grupo de tambores que vamos publicar em seguida!

o espanhol Joaquin e alto magnata, mas nos somos mais giros e espertos...por falar disso, vejam a nova sondagem!

bernardo a minha barba é impressionante, vou sair de cá qual Padre Kentenich!

cada um de nos é umusungo, e os dois somos basungo, para verem o que e dificil o kirundi!

umum cimieza!!

MariAjuda Burundi disse...

na sondagem q acabou agora, claramente ganhou o Magnifico!
Obrigado por tal elogio ao nosso blog, e aos seus magnificos criadores!