quinta-feira, 24 de abril de 2008

Festa em casa dos Enfants de Marie

...

Como estamos com alguns problemas em publicar as fotografias do nosso fantástico fim-de-semana em Ruyigi, onde cantámos e dançámos pela Paz (como poderão ver num próximo post), pulicamos agora algumas fotografias do nosso riquíssimo arquivo.
Nestas bonitas "chapas" podem contemplar uma festa que tivemos em casa dos Enfants de Marie, os miúdos com quem trabalhamos.
Ora vejam:

Os Tanganika Boys! Em plano de fundo pode ver-se a "casa" onde, por enquanto, vivem os miúdos...


O grupo de miúdos que vive connosco em Mont Sion: os mais novos...


O grupo de miúdos que estuda carpintaria : os mais velhos...


Tivemos ainda direito a um festival dos tamborineiros, imagem de marca do Burundi...


Este tamborineiro era tão artista, que até tocava tambor de lado...


E, no fim, a tradicional fotografia de família. E que bonita família...


Cumprimentos dos...

...Tanganika Boys!

8 comentários:

Anónimo disse...

Ola ERG!!

queria deixar aqui um grande abraço aos sub 14 da escolinha! Tenho ouvido dizer que andam a treinar bem e já ouvi da boa prestação em Satarém! É bom que treinem bem porque já faltou mais para eu voltar e quero ver quem é que anda a desleixar nessa forma!

Para dizer a verdade já tenho saudades de vos mandar fazer flexões e correr à volta do campo meus putos!

Grande abraço com saudades para todos!

Duarte

Ze Francisco obrigado pelo ensaio em Santarém meu puto!

Anónimo disse...

Blogger ATL da galiza disse...

Querido Francisco e Duarte
Gostamos muito de ver mais concretamente o projecto das crianças com que estão a trabalhar no dia-a-dia.
Os miudos mais novos que aí estão a viver, frequentam a escola?Quais são os apoios que a comunidade têm para poderem acompanhar e assegurar a sua vida?as familias mesmo que não sejam as mais directas tentam contactá-los?
Duarte, já comunica em françês?
Noticias da nossa casa:o João Mendonça já se desloca com apoio das canadianas e t~em pela frente um ano de convalescença.O Sr. Salum foi até à Guiné onde vai ficar 6 meses e manda-vos abraços.O Sr. francelino vai finalmente sair da barraca para um andar no final do mês.Está feliz.
Duarte, a Ana está como voluntária a trabalhar na bolsa de emprego da Casa grande e vêm cá 2 vezes por semana.É muito bom tê-la por perto.
Francisco ,o Zé Mª amanhã vai com o grupo dos SUB 12 jogar com um novo clube que ali nasceu - o Arsenal 72. Vamos dar noticias através do blog.
É a 2ª vez que tento falar para aí, por telefone, com os dois queridos e muito amados treinadores, voluntários e amigos, mas ninguém atende. Deitam-se cedo?
Um beijinho do tamanho do mundo

Anónimo disse...

São perguntas pertinentes sim senhora, e merecem resposta!

Os miúdos frequentam a escola, mas foram miúdos de rua quase toda a vida, e estão muitos anos atrasados. Neste ano começaram a meio do primeiro trimestre, por isso alguns não estão a acompanhar muito bem. Por outro lado há um ou outro que é o melhor da aula, o que é uma grande alegria...

Há alguns miúdos que vivem connosco e que têm família. Tentamos fazer uma reintegração gradual nas famílias. Por exemplo, passam as férias em casa e alguns fins de semana. Mas enquanto estiverem melhor aqui do que nas famílias, continuam aqui.
O objectivo a longo prazo é ter todos os miúdos nas suas famílias, observados à distancia pelo MariAjuda.
Há alguns orfãos, e nesses a situaçao é mais complicada, mas mesmo assim há muitas famílias prontas a acolhê-los. Cá, o sentimento de família é muito forte!

O Duarte domina o francês. Agora vamos começar um curso de kirundi, deve ser só rir...

Grande abraço ao spider man!
E o Sr Salum não passa cá no Burundi, como ele queria? Tenho saudades dele!!!

Nao nos deitamos cedo, a essa hora temos é oração!!!
Mas foi bom falar com a Tia ontem!

Grande abraço para toda o ATl e para a ERG, e em especial para os sub 8 e para a melhor direcção do Mundo!

Françuah

Anónimo disse...

Gandas padrecos!!
Isto parece estar muito estagnado, como vai esse pseudo trabalho? Por ca o linha ganhou ao montemor, e jogamos quinta a meia final! Vamos a torcer pela malta. Vao transmitindo informaçao han? Aquele Jiod (abraço em congolês)

Anónimo disse...

Estas últimas informações suscitam curiosidade. Vocês acompanham de perto esses miúdos? Quero dizer, têm uma relação próxima e diária em que os orientam, mimam, estudam, conversam. São como pais de todas essas crianças ou cada um está mais responsável por idades ou por grupos? Eles estão muito ligados a vocês?
Quando dizem que o sentimento de família é muito forte, falam em família alargada, tipo comunidade? Não é como cá... a família nuclear não tem expressão, pois não?
Hoje jantámos em casa dos avós, a sua mãe deu boas notícias quanto ao seu ânimo, o que nos preocupa são esses conflitos e essa guerra... Vamos rezando pela paz.
Beijinhos e saudades.

Anónimo disse...

Temos uma relaçao proxima com eles, mas temos a dificuldade do kirundi.

Os miudos que estao connosco sao 12 e por isso sao como uma grande familia, nao dividimos por idades. Os que estao nas casas só vêm quando a festas. Os que estudam cursos profissionais vêm uma vez por semana jogar futebol connosco, e agora vêm todos os dias porque estão a trabalhar na construção do orfanato.

Os que vivem connosco acompanhamo los muito!

Sim, é familia alargada. Ha muitas familias em que vivem filhos, sobrinhos, primos afastados. Enquanto um miudo tem parentes, nao tem problemas. O problema é quando já nao teêm ninguem...

Ânimo bom, os problemas da guerra também estão melhores, sem preocupações!

Sim, bernardo, está um bocado estagnado, estamos com problemas com as fotografias!!!

Mas vai melhorar. Está prometido!

Teresa disse...

Ola missionaires! Estive a pensar e cheguei a uma conclusao interessante... Dabucunda (lembrei-me) e parecido com iradukunda ou seja ou tem a ver com amar ou com Deus. Estarei perto? Ou so tem mesmo o kunda por acaso? Ca para mim voces inventaram isso visto que se puser essa palavra no google so aparece o vosso blog lol
Como e que se diz ter saudades??

Anónimo disse...

Teresa!

realmente tens razão, há uma semelhança entre Iradukunda e dabucunda. Mas agora que começámos um curso de Kirundi, descobrimos que não se diz dabucunda, mas sim NDAGUKUNDA. De qualquer maneira, continuam a haver essas parecenças. Boa sorte na nova pesquisa!!

Temos saudades é "Iminci Mwychi"

E olha, iminci mwychi para ti!!

Bjs

Eduah