segunda-feira, 12 de maio de 2008

Enfim... Rugby!!

...

E ao fim de dois meses e meio descobrimos o… RUGBY!! Pois é estimadíssimos leitores, desta feita é que vamos mesmo começar a nossa carreira de jogadores de Rugby africanos!

Tudo começou quando o Françuah acompanhou um ilustre visitante de Mont Sion ao aeroporto, numa noite em que este partia de regresso à Suíça. Foi aí que deu de caras com uma equipa de rugby belga que vinha fazer uns jogos aqui em Bujumbura contra as selecções do Rwanda e Burundi.

Quando soubemos disto, claro que fizemos todo o possível, mas acabámos por não poder estar presentes para assistir ao primeiro jogo (Belgas – Burundi) mas o segundo não nos escapou (Belgas - Rwanda) e muito menos o último jogo, o grande clássico Burundi – Rwanda!

É de dizer que a equipa belga, composta principalmente por abatama (velhotes..) se bateu com bravura nos primeiros 20 minutos dos jogos, mas de resto foi comer fruta atrás de fruta de ambas as equipas africanas, acabando por perder todos os jogos que fez.

Já o grande clássico, contou com uns adeptos especiais (equipados a preceito com bonés, tambores do Burundi e claro, a indispensável Primus, cerveja local e muito apreciada pelos nossos dois viajantes), dir-se-ia alguns dos mesmos que fizeram furor pelo estádio de Toulouse no último Campeonato de Mundo de Rugby! Mesmo assim, o Rwanda acabou por levar a melhor, ganhando por uns muito sofridos 5 – 7.

Mas claro, já ficámos melhores amigos da malta da federação e dos jogadores da selecção do Burundi e começamos a treinar numa equipa de Bujumbura já no próximo dia 21 de Maio! A partir daí o céu é o limite, há quem diga que a naturalização Burundesa não é entrave para chegar a brilhar com a camisola nacional... a ver vamos! Por esses lados, podem esperar as reportagens dos primeiros jogos oficiais dos vossos Tanganika Boys. E para já, aqui ficam as imagens que marcaram o grande clássico de Sábado! Para que seja claro, os burundeses são os encarnados!


As duas equipas prepram-se para o grande jogo!

Os Rwandeses apresentam o seu poderoso Haka, quase vulgarizando os tão aclamados All Blacks!



Algumas situações de jogo, neste clássico disputadíssimo.


Os grandes adeptos (falta o Françuah, fotógrafo de ocasião).

E no fim a derrota não baixou a moral dos Burundeses!


Da nossa parte é tudo, a todos um grande abraço,

Tanganika Boys

P.S.: por falar em rugby, queremos mandar um grande abraço ao Rugby Linha. Acompanhámos de perto toda a carreira deste fim de época de 15 e estivemos juntos nas vitórias e agora nesta última e muito desagradável derrota. Para o ano voltamos a juntar-nos à equipa e à massa associativa do clube, claro!

8 comentários:

Anónimo disse...

Queridos treinadores
Espantoso...só vos falta mesmo "nacinalizarem-se" para poderem jogar pela seleção de rugby do Burundi...se calhar no próximo ano poderiamos repetir a dose e uma seleção de séniores da ERG iria aí jogar e festejar o 2º aniversário do nosso e vosso clube.Huuuum????Como está o seu joelho?
Por falar em rugby a direção da ERG pensa que voçês os dois podem estar orgulhosos porque um grupo geitoso dos SUB 14 e SUB 8 fizeram 18 ou mais km a pé desde a Galiza atá ao vosso e nosso Santuário no Restelo. Foram valentes embora os mais velhos a partir de certa altura começassem a queixarem-se de inúmeras maleitas nas costas, nos ombros, nos "gémeos"????etc... mas nada que umas fatias de pizza e fatias de melão não tivessem curado...por incrivel que pareça foram os SUB 8 Diogo Jotta e Carlitos que aguentaram o ritmo do passo imposto por Mr. Rómulo...estes miúdos para desespero de muita gente pareciam uns cabritos de montanha...foram sempre na brincadeira e a correr.No Santuário e por sugestão do padre Diogo (aquela "máquina" na arte de acolher e orientar o grupo de peregrinos)tirámos fotos do grupo da ERG frente à porta do santuário, para vos dar de presente.Uma já está no Blog da ERG.
Voltando ao assunto do vosso último post, será que irão voçês começar uma ERB????
sabem que a IRB apoia especialmente nestae momento projectos de rugby em África????
A querida da Ir. Elvira já tem o nome numa rua do bairro...foi uma cerimónia muito simples e sem formalidades...de tal maneira informal que não havia microfones e como estava ventoso algumas das frases ditas por quem falou "abalaram com o vento, filhooooooo"dizia uma matriarca cigana, perto de nós.
A Ir. estava feliz e recebeu comovida o vosso beijo do Burundi.
Últimas do "princepesinho Jailson":está a fazer um grande esforço por auto-controlar-se especialmente nas alturas de grandes crises de mau-génio, em que como voçês bem se lembram, chorava convulsivamente e falava numa lingua tão estranha que mesmo os anciãos mais respeitáveis da Guiné Bissau juram a pé juntos não exisir tal comunicação em nenhuma parte do pais natal do nosso SUB 10.
Pois é, voltando a ele, numa das suas últimas explosões e pensando no bem dos outros, resolveu não atirar nenhuma pedra e converteu esse gesto num jogo do "galo" na porta de um carro que por aqui perto estava estacionado. Podem calcular o resultado????.
Francis, a equipa de jovens de Nª Senhora na zona de Cascais está a preparar um campo de férias para os miudos do ATL incluindo alguns jogadores da ERG. Será em Julho.
Uma última questão que nos tem intrigado...no espalo da vossa missão existe mutos campos relvados e piscinas???há muita água aí?é canalizada???
Um abraço e um xi-coração do tamanho do mundo

Anónimo disse...

muito bom o post.

Comecem a espalhar magia por esses campos do Borundi!!!

abraço
gonzaga

Anónimo disse...

sim senhor, grande reportv Burundi. Estes acontecimentos desportivos sao dignos de registo, ainda se ve mta malta a assistir ao jogo. Sousa levar pos treinos aquela cola q o tomás usa, permite colar durante segundos a bola e evitar q caia pa frente! Assim evitarás seres expulso dai pa fora. E jonet tenta nao ultrapassar os teus rápidos e famosos 3 km´s/h para n te aleijares ta? Ficarei a espera d mais informaçoes do mundo oval por esses lados. Grande abraço irmãos de unhas
Ass: Lomu Carter Ramos

Anónimo disse...

Fantástica revelação... O rugby está-se a tornar tão global como o futebol, hein?

Ganhar a veteranos belgas não parece grande feito, mas será que jogam alguma coisa? Há muitas equipas e jogadores? Pelas fotografias, percebi que há caucasianos a jogar pelo Burundi: São naturalizados ou apenas estrangeiros que vivem em Bujumbura e se associaram para formar uma Selecção Nacional?

É gira a ideia de darem uma "perninha", mas atenção à sua "perna", Françuah, não vá com isso agravar a lesão.

Começo a ser chato com esta coisa da recomendação constante de "cautela e caldos de galinha", não é?

Beijos e saudades.

Anónimo disse...

gostei principalmente do bom nivel da assistencia...estádio cheio não?
3 pessoas bem apessoadas e um senhor de calças á pirata a passear por trás e parece-me ( ou será impressão minha? ) que não está assim tão atento ao jogo como devia. Deve ser da equipe que está a perder e será daqueles que já está a abandonar o estádio antes do jogo acabar...
abraços e cada vez mais sinto que vocês vão ficar por aí bem mais tempo do que nos prometeram...isso está cada vez melhor para esses lados...

Pissarra disse...

Tenho vindo cá todos os dia ver e cá está um grande post! Empolgante do principio ao fim!
Grande abraço aos dois.

Anónimo disse...

Grandes ERG e Maria Gaivão!

é muito bom ter tantas notícias da vida na nossa escolinha! E claro, é sempre bom ver que o Jaílson não perdeu a sua magia!! lol
Em relação ás perguntas... piscinas ainda só vi uma e foi a uns 200 kms daqui, mas dizem qu há uma pelo meio de Bujumbura num tal de clube de ténis!
De resto a água abunda, estando nós na beira do segundo lago mais profundo do mundo, mas as canalizações são raras. Nós somos previligiados porque aqui em Mont Sion temos água canalizada (fria) com fartura!
Muitos parabéns à Ir. Elvira! E esperamos que em Dezembro já tenham começado os projectos para a rua Maria Gaivão também!!
Em relação aos apoios da IRB, vamos conhecer a realidade daqui e talvez voltemos a falar!

Para esclarecer, aqui há de momento 4 equipas de rugby em Bujumbura, ao que o campeonato deve ser uma autêntica roda viva de jogos, tipo Premier League!

Quanto ao público, do outro lado do campo sempre estava mais bem compostinho, como dá para ver no fundo de algumas fotos! Mas havia muita gente mais interessada no jogo de futebol solteiros contra casados do campo ao lado!!
Gordo, Schnutz e Pissarraobrigado pelo apoio, prometemos ensaios dedicados a vocês para breve!

Grande abraço a todos,
Eduah!

Anónimo disse...

Francisco, só falta desencaminhar o seu pai e a equipa fantástica de veteranos a fazerem o tour por aí, quando forem à Madeira, para mostrarem os surpreendentes dotes, frutos de intenso trabalho em treinos pós laborais. Era lindo!
Beijinhos