quinta-feira, 20 de março de 2008

Conhecendo o Burundi

...

Nissawa!!


Ao fim de 3 semanas resolvemos fazer uma pequena viagem exploratória ao coração do Burundi! Aqui fica a foto reportagem das aventuras e desventuras dos Tanganika Boys pelas estradas e selvas burundesas!



Começámos por aventurar-nos na agitada e tenebrosa nascente do grande rio Nilo (sim aquele famoso e majestoso rio que atravessa a África central até ao Egipto, começa nesta inesperada mangueira!!!)...


E arriscámo-nos às maldições do Terrivel Faraó Pigmeus Cannibalus Terceiro, na sua imperiosa pirâmide-túmulo....



Pelo meio procurámos mergulhar na cultura e povo burundês...



E tivemos a audácia de desafiar as grandes quedas de água Vatsos Pyrus Binanbwus...



No meio de tantos perigos, acabámos por ser traídos pelo nosso desastrado chauffer (um tal de Joaquin, “o mouro sensualão”, palavras da Paccetti), que conseguiu enfiar as rodas do jipe no pequeno espaço da ponte onde não haviam tábuas! Mas também este obstáculo acabou por ser ultrapassado com bravura e coragem e com o apoio de toda a massa associativa burundesa...



Lá conseguimos chegar a Buta, local onde há 11 anos se deu um massacre que ficou nas páginas negras da história do país. Por alturas da guerra os rebeldes entraram no pequeno Seminário de Buta e mandaram que se separassem os seminaristas Hutus dos Tutsis, para que pudessem matar apenas os Tutsis. Contudo, os Hutus recusaram separar-se, acabando por se tornarem assim todos os seminaristas em mártires da fraternidade...



E finalmente, o merecido descanso dos intrépidos exploradores num relaxante Jaccuzzi africano!

Até uma próxima aventura,
Turasubira

Tanganika Boys

6 comentários:

Teresa disse...

meus queridos duarte e francisco, fica aqui um grande beijinho, ja tenho muitas saudades vossas! Temos passado os dias na barracao da irma elvira a celebrar a Pascoa em todas as formas e cerimonias possiveis que existam! ontem fizemos uma hora e meia de vigilia com a comunidade da galiza que correu muito bem, entre outras coisas! tenho me lembrado muito de voces nestes dias em espeial. voces sao mesmo o orgulho de nos todos aqui em portugal, cada vez que se fala no burundi é sempre com um grande sorriso, a puxar para o babado!
espero que estejam bem, quando tiver mais tempo para contar coisas mando um post melhor!
um grande grande beijinho
teresinha
ps: acho indecente ainda nao ter visto nenhuma fotografia vossa com as t shirts que vos dei... é um ultraje!!

Anónimo disse...

Queridos Tanganikas,
Esta reportagem está o máximo! Apetece ir convosco.
Nós estamos chegadinhos do Egipto em sintonia convosco tanto no clima como com esse maravilhoso Nilo. Que emoção vê-lo nascer aqui no vosso blog quando o navegámos no Egipto numa grande embarcação!
A viagem foi o máximo, tive-os especialmente presentes no meu pensamento quando sentia aqueles cheiros, calor, porcaria próprios de 3º mundo, mas também quando sentia aquela doçura dos africanos, aquela hospitalidade, musicalidade, aquele sorriso simpático que nos cativa e nos "prende" o coração, sou fã!

Venho agradecer as novas notícias, já estou em dia e gostei de saber pormenores do vosso trabalho! BELA MISSÃO!

Acima de tudo, venho desejar uma Santa Páscoa, tenho a certeza que vai ser única. Por mais que as saudades apertem, vão ser bafejados com inúmeras Graças, vão cantar ALELUIA com um fervor nunca imaginado!

5ª feira, fui à Vigília Pascal em Stº António, a igreja estava apinhada, não havia lugar sentado. Quem me ofereceu o lugar? A irmã do Duarte que não me conhece (eu conheço-a pois vi-a com ele nas missas de despedida!), uma querida! São cruzamentos e sincronicidades que muito aprecio.

Beijinhos especialíssimos repletos de aleluias, uma benção especial para o meu afilhado.

Anónimo disse...

Boa Páscoa seus marujos de agua doce!!
A malta tem rezado por vcs e pela missão. Como estão a viver esta época quaresmal? Muitos ovos e coelhinhos?

Anónimo disse...

Obrigado a todos, boa Pascoa tb!

Muitos ovinhos e muitas fantas!

Teresa disse...

uma santa pascoa para voces tanganikas, jesus ressuscitou aleluia aleluia!

Anónimo disse...

kiko,
aí a água era boa? Qualquer dia digo:"Quem me dera"
Aquela catarata era espéctacular.
beijinhos
ze