segunda-feira, 28 de abril de 2008

Guerra e Paz

...

Mwiriwé!

Como ultimamente temos sido alvo de muitas perguntas sobre a situação do Burundi em relação à segurança e antes que os nossos leitores sejam invadidos por informações de origem duvidosa, vimos por este meio esclarecer todas as dúvidas:

Quando chegámos ouvíamos tiros de vez em quando, mas eram tiros isolados. E era a uma
distância razoável (no mínimo a uns 2, 3 km daqui).

Ultimamente foi um pouco mais complicado. Na quinta feira dia 17 Abril houve um ataque dos rebeldes a todos os postos militares nas entradas de Bujumbura. Nós temos um posto perto de Mont Sion. Estávamos os dois no quarto do Eduah a fazer um post para este magnífico blog quando começou o ataque e parecia que estavam a disparar no nosso jardim. Tivemos que nos sentar no chão e apagar as luzes do quarto durante meia hora que d
urou o combate.

Depois no dia seguinte o governo mandou helicópteros bombardear as bases dos rebeldes e houve alguns confrontos, mas nós fomos destacados para a operação “Coral da Sagrada Família”, em Ruyigi, durante todo o fim de semana.


Na terça-feira, dia 22, também à noite começámos a ouvir metralhadoras e morteiros, não tão perto como da outra vez ao que não nos preocupámos. Mas no dia seguinte soubemos que os morteiros tinham sido disparados das montanhas para a cidade e um deles acertou na Nunciatura (para quem não sabe é como a embaixada do Vaticano), outro na universidade e
outros noutros sítios que ficam a cerca de 1km daqui de Mont Sion.

O chefe dos rebeldes já se pronunciou sobre o ataque à Nunciatura, a dizer que foi um acidente e que pede muita desculpa, nunca quis atacar aquele lugar, foi erro de pontaria!


De resto na sexta-feira, dia 25, acordámos com uma granada aqui perto que nos fez doer os
tímpanos logo às 7h da manhã. Mas isso foi um acto isolado dum homem que acordou muito mal dispostinho.

A verdade é que aqui em Mont Sion, onde vivemos, nunca houve nenhum perigo, mesmo durante a guerra que acabou há 5 anos. Os rebeldes, por incrível que pareça, são muito religiosos. Em prova disso, podemos testemunhar que durante o ataque de dia 17, eles cantavam Aleluia e tocavam tambores, enquanto disparavam sobre os militares!

A razão que escrevemos este post é para transmitir a todos os nossos leitores que não nos sentimos em perigo aqui. Os ataques são direccionados exclusivamente a alvos militares e governamentais e têm como objectivo a obtenção de uma amnistia da parte do governo para a FNL, a milícia rebelde.

Mas se por acaso houver algum problema, que os nossos leitores não se aflijam, porque os Tanganika Boys já deram provas do seu espírito guerreiro e têm treinado para estarem prontos para o combate, como podem ver pela seguinte reportagem fotográfica:

Os Tanganika Boys num campo de treino em Santo Antão, Cabo Verde.

Mais uma vez, no campo de treino, desta feita em S.Vicente com o seu treinador, Coronel Eduardo Bestial.

Aqui numa missão diplomática pela Paz junto das autoridades competentes.

Aqui, logo à chegada a Bujumbura, posição ameaçadora nº 1.

Já mais ambientados, a posição ameaçadora nº 2.

E pronto, por agora é tudo, mas prometemos voltar em breve e voltar a dar a este blog, uma dinâmica constante!

Um grande abraço

Tanganika Boys

12 comentários:

Anónimo disse...

Malta,

só para avisar que na nova sondagem é possível votar em mais do que uma pessoa, mas para isso tem que se votar na mesma vez, em todas as que se quer, antes de carregar no botão de votar.

Grande abraço

Eduah

Anónimo disse...

Só a vossa reportagem me fazia rir...pois confesso que estava aflita com as notícias! Vim de rezar por todos vocês na Reunião das "Mães"( aonde vos entreguei à MÃE) e da Missa. e fiquei feliz com as notícias e cheia daquela Espernaça que o Senhor sempre nos dá qdo a Ele nos confiamos.
Cá estou sempre convosco!
Bjs especiais ao meu querido neto Francisco. Avó Bécas

Anónimo disse...

Com este post a descontracção voltou a ganhar força. UF! Que alívio! Ainda por cima não conseguimos saber notícias daí... Não há pior que o silêncio para se dramatizar.
Só espero que não estejam a entrar num proceso de alienação total, espero que continuem lúcidos e a velar pelo vosso bem estar. Nós, por cá, vamos fazendo a nossa parte, vamos rezando, vocês, por favor, cumpram a vossa e não arrisquem demasiado. Combinado?
Estamos em preparação para a campanha do BA, o fim de semana é comprido, é feriado 5ª feira e vamos esperar que haja a adesão habitual.
Continuem com essa boa disposição!
Bj e saudades

Teresa disse...

iminci mwychi vezes mil para voces

Teresa disse...

JA SEI!!! ndagukunda quer dizer EU AMO TE!!!!

Anónimo disse...

Tudo tranquilo por cá! Viva o blog com noma vida!!!

Anónimo disse...

Nobres guerreiros luso-burundeses,

Que a estirpe do célebre Pai-Fundador Cambarantama esteja convosco!

Confio que as vossas técnicas SEAL, adquiridas além-fronteiras, servirão o nobre propósito de manter vivo o schoenstattinismo em terras de tambores reais!

A eloquência fugiu-me entretanto. Deixo-vos com as sábias palavras de Mwezi III Ndagushimiye:

"Bwakeye, amahoro neza! Imvura iriko iragwa. Ndazi ikirundi buke, buke. Ariko ndafise nzomenya ikirundi vyanse bikunze. Ndabizi neza kukurusha!!"

Sigarana amahoro!

Anónimo disse...

Se houver algum problema mais sério, avisem que os BIRRRA vão a correr apoiar os Tanganika Boys.

Grande Abraço aqui dos BIRRRA

Anónimo disse...

brutal! Birrralhada ao poder!!!

Anónimo disse...

Olá, Tanganika Boys, guerreiros de vassoura e balde!

Espero que actividades de limpeza reportadas no "post" posterior a este vos ensinem coisas e vos façam adquirir rotinas úteis para o futuro e sobretudo para quando regressarem às vossas casas...

De resto, gosto da postura despreocupada perante desenvolvimentos que começam a preocupar a comunidade internacional... Acredito que seja a melhor atitude, mas por favor deixem-se de diletantismos e não adoptem comportamentos de risco. Já agora, agradeço que tenham dado sequência ao meu pedido para que se registassem junto da Embaixada da Bélgica. É sempre melhor fazê-lo em situação de relativa acalmia do que ser forçado a efectuá-lo perante uma hipotética situação de emergência! Voltaram entretanto a falar com o Núncio depois do ataque à Nunciatura? O que é que ele diz?

Beijos e saudades.

Anónimo disse...

O nuncio esta de ferias em Inglaterra 2 meses...

Anónimo disse...

Querido Francisco
Todos os dias, além de pensar e rezar por si, tb desejaria escrever-lhe a contar os tantos sucessos da sua Mãe e como gostei de rever a Marta...mas n tenho conseguido! Assim o tempo se vai passando e, pelo menos, venho dizer-lhe q estou mto orgulhosa de todos e mto especialmente de si.
Sigo atentamente o seu blog e vibrei c/ a Peregrinãçã; Nª Srªé 1 Mãe Perfeita q nunca desiste de nós!
O rugby , asim contado, até me diverte...
Bjs Avó Bécas