quinta-feira, 15 de maio de 2008

Construção do orfanato

...

Ndaize Bwakeye ba twese!

Urakomeye?

Vimos hoje dar-vos a conhecer um tema bastante importante e interessante do nosso dia-a-dia, a construção do orfanato, que começou à cerca de uma semana e meia, e vai progredindo ao ritmo “bohoro bohoro” burundês...

Quem acompanhou a história do projecto Mariya Arafasha antes de eu e o Éduah virmos para o Burundi, sabe que havia planos para construir um grande complexo, o “Centro Rainha da Paz”, em Kabezi (20km a sul de Bujumbura), que ocuparia 25 hectares entre escolas, centros profissionais, universidade, campos de futebol, etc. E, esse sim, a 100 metros do Lago Tanganika...

Mas depois, à boa maneria burundesa, surgiram alguns problemas: há camponeses a cultivar o “nosso” terreno e que reclamam indemnizações (apoiados pelos partidos da posição); Kabezi é um dos pontos mais fortes dos rebeldes da FNL, e, portanto, muito inseguro; a Fundação Mariya Arafasha ainda não está preparada para um projecto desta envergadura e não teria capacidade para o gerir.

Assim, dadas as dificuldades e como a Fundação tem algum dinheiro disponível, decidimos começar a construir um orfanato num terreno pequeno ao lado de Mont Sion, e deixar Kabezi para depois.
Nesse terreno ao lado de Mont Sion já viviam os miúdos do projecto GIRIZINA. Tivemos que mudá-los de sítio, para podermos começar as obras, tarefa que foi concluída com êxito.

É de salientar também que os miúdos mais velhos do projecto, que tiveram formação em carpintaria e marcenaria, estão a trabalhar na obra e, assim, a ser lançados no mercado de trabalho, um dos objectivos da Fundação.

Aqui ficam algumas fotografias da obra...

Há que utilizar a técnica africana para transportar os materiais!

Sempre sob o olhar atento dos mirones da obra do lado...

Grande abraço

Tanganika Boys!!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá tanganika boys

gosto de saber que estão a deixar obra.
mas os miúdos mais velhos tiveram formação em qu~e? maçonaria? não será marcenaria?

beijinhos da tia Rita

João Maria Corrêa Monteiro disse...

ou então vem do inglês masonery! Vai daí, aprenderam a ser pedreiros!

Anónimo disse...

e vcs trabalharem ta quieto né?
Toca a carregar porcos.
"O Empreiteiro Ramone"

Anónimo disse...

Mui queridos Duarte e Francisco
O saldo do tm foi-se e a conversa com o Francisco ficou a meio mas... básicamente aqui vão algumas noticias:
- o Sporting GANHOU ao Porto, razão de alegria para todos nós;
- o Rugby da Linha ganhou uma taça no torneio de seven's que se realizou ontem no campo de Cascais;
- em principio ou em nome da escolinha ou integrados noutro clube (podemos não ter jogadores suficientes), os sub 14 do Duarte vão jogar seven's em 3 fins de semana seguidos. Daremos noticias.
- Ontem, sábado, fomos ver o jogo dos SUB 20 do Beleneneses, equipa onde joga o Pedro R.M. e o Zó. O Belenenses ganhou.
- Duarte, hoje estivemos com a sua mãe e com a Mariazinha numa feira do "Empreadorismo social" que se realizou durante 4 dias no forte da Cidadela em Cascais. A convite dos seus pais o ATL/Casa Grande/Escolinha estiveram com uma exposição venda de trabalhos. A Mariazinha está grande e sempre despachada.
- o João mendonça apesar de ainda ter os ferros na perna já se mexe com alguma agilidade.Graças a Deus as canadianas foram escondidas porque o João usava-as como arma contra os outros miúdos...ou para dar uma "cacetada" ou para passar uma rasteira.Ele vai passar dois meses a Cabo Verde com a mãe.
- O Sr. Francelino casou-se por procuração com a mulher que está na Guiné e vai receber a casa no final deste mês. Costuma ir ao vosso blog e manda-vos cumprimentos.
- O Rómulo está a reformular o projecto da ERG para a próxima época desportiva onde como é óbvio os vossos nomes e presenças fazem parte; para além de outras ações de angariação de apoios e visibilidade da escolinha está previsto a organização do 2º jogo de ERG-séniores contra.......o resto do mundo se for preciso.É claro que a concretização será da responsabilidade do Iradukunda Françuah em sintonia com o Mr. Porty (os treinadores da ERG sabem quem é).
- Duarte, a Marlene, o Marco Adão, a Maria e os pais já estão a viver numa casa melhor, lá para os lados de Caparide.O Marco está a fazer um curso na aldeia de St. Isabel e está bem. A Marlene vai "assim, assim" na escola e a Mariazinha "está saída da casca".Faz parte do grupo de dança africana do ATL.
- temos um grupo novo de danças africanas da responsabilidade do Sr. Nazilhas.O Jorginho dos SUB 10 e mais 3 jogadores estão a tocar os batuques. brevemente pensamos pôr um pequeno video no blog.Se o Jailson e companhia aceitarem o desafio para dançar, pensamos que no próximo ano estamos em condições de desafiar qualquer equipa da Nova Zelândia para em campo ver quem tem a melhor HAKA.
Por hoje apenas vos queremos deixar o maior e mais apertado abraço do mundo.

João Silveira disse...

é verdade, só vi os nativos a trabalharem, e os europeus a fotografarem

Anónimo disse...

grandes noticias!

Obrigado pela correcçao, vou ja corrigir!!!!

Anónimo disse...

nos trabalhamos imenso, sempre a carregar tijolo lol

Anónimo disse...

Queridos Tanganika Boys,

É a primeira vez que estou a escrever aqui mas tenho visto desde o inicio este vosso tão falado e conceituado blog. Devo dizer que as reportagens, as fotografias, os vossos textos, e tudo, estão demais. É incrivel como conseguem fazer-nos sentir como se estivessemos aí a viver essa experiencia sem igual com voces. Devo dizer tambem que o Francisco não perdeu o jeito das suas piadas e o seu humor, e o Duarte a sua fotogenia. Vim apenas desejar-vos um grande trabalho, imensa força, pois acredito que nem sempre deve ser facil aguentar tudo isso. São um exemplo para todos os jovens daqui, especialmente em Schoenstatt, onde tanto se fala de voces e o vosso projecto. A minha mae tem muitas saudades vossas, e o gorki de vez em quando mostra-se tristonho, mas ao mesmo tempo feliz pelos seus grandes irmaos estarem aí. Espero que corra tudo bem! E por ca continuarei a ver entusiasmada o vosso blog. Um grande beijinho da hospedeira bacana da Escolinha de Rugby da Galiza

Anónimo disse...

Queridos construtores,
O trabalho tem sido tanto que não tenho aqui vindo. Já tinha saudades!
Fico logo com outro ânimo para aguentar as dificuldades e canseiras de cá. Tudo se torna mais relativo.
Fico cheia de orgulho ao ver a vossa obra crescer, adaptar-se ao contexto(sinal de inteligência!) e dar frutos.
Força para acartar todas essas pedras, assim vão construir algo de muito sólido!
Bj e saudades

fotógrafa disse...

Fico a torcer, para que tudo saia direitinho....rsrsrs
Força rapaziada, assim é que é!
abraço