domingo, 16 de março de 2008

Mutumba!

...


Amahoro a todos!!

Vamos deixar-vos aqui algumas fotografias da nossa ida a Mutumbra, uma pequena aldeia onde se encontra o primeiro Santuário de Schoenstatt do Burundi!

À boa maneira dos Tanganika Boys (já conhecidos em todo o continente africano) o que poderia ter sido uma simples visita ou peregrinação, logo se tornou numa aventura... Isto porque, quando subíamos o monte para chegar ao Santuário, encontrámos um grupo de homens que levava um doente com Malária numa maca. Decidimos ajudá-los e pusemos o doente dentro do jipe... Como já não havia espaço, tivemos que ir para cima do carro, dando boleia a mais 8 burundeses. Sendo assim, quando chegámos ao Hospital das Irmãs de Maria, levávamos cerca de 15 pessoas! Mesmo à Africana!

Depos, visitámos o Santuário e fomos até à Paróquia, onde nos esperavam alguns miúdos que tinham acabado de sair da escola! Foi uma grande festa, com músicas em Kirundi, tambores, mas penso que as fotografias falam por si...

Ora vejam:




4 comentários:

ATL da Galiza disse...

Queridos amigos
Sendo qualquer um de vocês uns comunicadores natos, como é falam especialmente com os miúdos?
e na organização das vossas tarefas diárias?é impressão nossa ou o Francisco está com barba?
Durante a próxima semana vamos enviar-vos testemunhos sobre a nossa vivência da semana santa aqui na comunidade.
Beijos e abraços de todos

Anónimo disse...

Falamos no nosso kirundi fluente eheh, por acaso é a nossa maior dificuldade, mas basta estarmos a rir ou a brincar com eles que já gostam... Com os mais velhos falamos frances!

O francisco está com uma barba espectacular, para calar todas as vozes que o injuriavam!

Anónimo disse...

Até eu estou impressionado com a densidade da barba do Francisco... É do clima?

Parabéns ao fotógrafo! Está-se a revelar uma bela contratação. Agora sim, graças a ele (?), não há quaisquer dúvidas de que vocês, seus "budas energúmenos", estão mesmo algures no continente africano...

Belo jipe! Onde é que o foram arranjar? Suponho que ainda não tenham o carro que planeavam ir buscar. Ainda está de pé esse projecto?

E quem são os outros caucasianos que se vêem nas fotografias para além do Joaquin? Têm tido contactos com outros cooperantes e/ou ocidentais que aí se encontram? A propósito, não se esqueçam de ir visitar o Núncio Apostólico, quanto mais não seja para corresponder à simpatia e à disponibilidade por ele manifestada.

Constato que há outra sondagem. Espero que esta tenha consequências, ao contrário da anterior: ainda estamos à espera da prometida reportagem ganhadora. Por mim, vou votar na opção "porque ficam giros no videoclip", para não vos dar pretextos que vos levem a não honrarem os vossos compromissos do tipo: "Sabem, acabámos por não conseguir gravar porque o hipopótamo não quis colaborar...". Porque não gravam uma música qualquer em kirundi, acompanhada a batuque, para que possamos constatar os vossos progressos em matéria de integração e/ou cafrealização?

Por cá, tudo bem, saudades excluidas.

O Sporting está em grande, ganhou 4-1 ao Nacional, e alcançou agora um honroso 4º lugar, a quatro pontos do Benfica e do Guimarães; o Porto arrisca-se a ser campeão já na próxima jornada (quando ainda faltam sete!).

O fim-de semana que passou foi activo no plano desportivo: Fiquei com uma ponta de um dedo pendurada num jogo de rugby para veteranos no Sábado(e estou por isso de tala na expectativa de não ter de ser operado para o endireitar)e fui humilhado pelo Zé Maria na mini-maratona da ponte 25 de Abril no Domingo (deu-me para aí um minuto de avanço!). Isto já não está para velhos...

De resto, desejo que mantenham esse entusiasmo contagiante que perpassa nos vossos "posts" e que limitem a natureza e o alcance das aventuras.

Saudades e beijos

Anónimo disse...

5 estrelas essas fotografias, o mar de gente da um belo efeito visual, embora a malta saiba q isso é montagem e apenas estavam com dois miudos a volta, no fundo queriam nos fazer passar por parvos né?