sábado, 15 de março de 2008

Esclarecimentos sobre o nosso trabalho aqui!

...


Miriwé!

A pedido de muitas famílias vimos então explicar melhor o que é que nós fazemos aqui exactamente. A verdade é que o que vamos pondo no blog não traduz propriamente o nosso quotidiano, porque o trabalho em si nãoconstitui material para grandes reportagens diárias. Mas ultimamente todos os emails que recebemos de amigos nos perguntam se isto é só futebol e festas, ao que vimos então esclarecer um pouco os mais curiosos que tiverem paciência para ler este post!

Como maior parte deve saber, nós viemos para apoiar o nascimento da Fundação Mariya Arafasha (MariAjuda). A Fundação começou à cerca de um ano por iniciativa de um Padre burundês aqui do movimento e tem como missão levar Schoenstatt aos mais pobres e desprotegidos burundeses.
Neste momento tem 4 projectos principais:

- O Girizina, que é um projecto de acolhimento de jovens e crianças orfãs ou que não podem por alguma razão viver com os pais. Já engloba cerca de 35 crianças e jovens espalhados por duas casas de acolhimento e alguns estão nas suas próprias famílias mas acompanhados de perto pelo Staff da Fundação
- O Girumoyeyi, que é um projecto de apadrinhamento à distância. Começou com um padre chileno que esteve aqui nos últimos 3 anos e viu que muitas crianças não tinham possibilidade de ir à escola por não terem dinheiro. Então criou este projecto em que pessoas do Chile e Europa apadrinham uma criança enviando o dinheiro para que possam estudar
- Centro Maria Raínha da Paz, que é o projecto para a construção dum complexo que envolve orfanato, escola técnica, campos desportivos, etc. Tudo isto num terreno de 25 hectaes que o governo cedeu ao Movimento. Este projecto está a andar devagarinho porque há alguns problemas que têm que se resolver. Além disso, o espírito aqui é “Buquet buquet” (devagar, devagar).
- O Festival pela Paz e Reconciliação que vai ser um dia de festival com missa e festa e que é pricipalmente uma jogada política. Espera-se juntar aqui algumas personalidades da política do país e além disso reunir um número enorme de gente (para cima dos 15000) para que tenha algum impacto no país que precisa desesperadamente de paz e estabilidade

Agora em relação a nós e ao nosso trabalho. Cada um de nós está a acompanhar mais de perto um destes projectos e além disso tem a eu cargo um departamento da Fundação.

O Françuah é o responsável pelas finanças. Basicamente está a restruturar e a organizar tudo o que são controles de caixa, orçamentos, controlo de objectivos financeiros, etc. Desde os 50 centimos que saíram para comprar um caderno até os 2000 euros que se utilizou num projecto, nada está bem controlado e quando chegámos deparáo-nos com uma autêntica confusão financeira em que ninguém sabia de nada. E assim foi entregue ao Françuah a responsabilidade de organizar e preparar um sistema que possa resultar depois da nossa saída daqui.
Além disso, é também da sua responsailidade acompanhar o projecto Giromuyeyi, juntamente com o responsável de cá. Também basicamente organizar e deixar um sistema que funcione.

Eu (Eduah) fiquei responsável pela Comunicação e Recursos Humanos. Na parte da comunicação é basicamente tratar da imagem da fundação, deixar modelos para folhetos e doumentos, etc. Também queria fazer um site para a Fundação enquanto estiver aqui, com a ajuda de pessoas em Portugal, nomeadamente a minha família! E em relação aos recursos humanos é prinicipalmente desenhar um plano de formações nas áreas que, entre todo o staff da Fundação, acharmos que é necessário. E depois dar – ou arranjar alguém que possa dar – as ditas formações.
Além disso, fiquei de acompanhar o desenvolvimento da preparação e realização do festival Paz e Reconciliação.

Tanto para o Françuah como para mim, a prioridade é formar as pessoas e em todos os projectos vamos investir principalmente nisso, porque daqui a 10 meses já não estaremos por aqui e as coisas têm que continuar a crescer!

Em relação ao Joaquin, é quem está mais empenhado na parte da construção de Kabezi e de um orfanato novo para as crianças do Girizina (por agora a casa deles é uma tenda de lona grande basicamente). A parte de Kabezi ainda não está tão iminente, mas o orfanato para as crianças daqui, esse já vai começar a ser construído a qualquer momento! É claro que o Françuah e eu também lá estaremos a por o tijolo e o cimento!
Além disso, o nuestro hermano também acompanha mais de perto este projecto d Girizina.

E pronto, como podem ver é muito trabalho de escritório, atrás de computadores. Normalmente passamos a manhã a trabalhar nestas partes e depois à tarde estamos mais com as pessoas, entre reuniões, futebol, rugby, etc. Acho que ninguém estava à espera que um computador portátil fosse o instrumento de trabalho que mais utilizaríamos por aqui mas é mesmo verdade!

E pronto, o resto vocês já sabem, é tudo aquilo que vamos pondo no blog! Festa, batuques, futebol, Kirundi, missas de 5 horas, peregrinações e muita oração!

Espero ter esclarecido um pouco mais as mentes mais curiosas!

Daremos mais notícias em breve!

Umun Cemieza

4 comentários:

Anónimo disse...

grandes tozés!
isto é que se chama um relato pormenorizado! sim senhores! ainda bem que têm tanto trabalho e que conseguem por a render os vossos dons e as vossas ideias, espero que tenham muita sorte e vão contando as evoluçoes dos respectivos projectos!
chegamos a bocado de um convivio em loulé ... foram 4h de viagem para la e outras tantas para ca ... la em loulé, e devido a ausencia dos treinadores pouco responsaveis dos sub-8, eu fiquei encarregue de por a respectiva equipa a jogar! mas eles portaram-se muito bem, jogaram contra o cdul A e B e contra a loulé! contamos com grandes prestaçoes do agostinho, do belo, do diogo jota, do miguel e do erasmu que entrou dentro de campo e fugiu para fora quando viu que iam a correr contra ele! enfim ...
grande abraço!!!

Anónimo disse...

ah, francisco, peço desculpa pela pouca precisão mas ja nao me lembro dos resultados ... mas ganhamos ao cdul B e a loulé e contra o cdul A ja nao me lembro bem!

Anónimo disse...

Como é senhores empresários?
Esse trabalhinho ta a ir a um bom ritmo. Essa preparação para a páscoa esta a ser feita condignamente ou que? Nao sei se chegaram a saber mas o nosso retiro oom fez de menino do coro no festival da canção e portou-se a altura do pavarotti (mandaram me o video e lembrei me de vos passar a mgs) http://www.youtube.com/watch?v=khnFah-7y5U&feature=related,fica o endereço para se quiserem molhar a vista. Queria tb perguntar o queq tenho d fazer e onde ir relativamente a injecções, papelada, etc.
E pronto esta semana tamos no anhanço basicamente, visto o gangue ter bazado quase todo para diversa acçoes d solidariedade e afins, agora tenho d aturar o bifes e o schunts 24h sobre 24h! Souselas és um urso, olha la lembras te onde ficou a nossa máquina d aparar cabelo? Jonilas és muito maricas, existe aqui um clube de fans feminino que anseia pela tua chegada!! Aquele abraço

Anónimo disse...

Gordinflas,

para vires para cá só precisas de fazer duas coisas: falar na agência de viagens para comprar o bilhete e marcar uma consulta de viajante no hospital de medicina tropical (ao pé do Egas Moniz). Depois eles dizem-te que vacinas tens que fazer!

Ja a maquina de cabelo... estava em minha casa, pensava que tinhas levado no dia em que me vim embora! Mas então fala com o meu irmão!

A malta ama-te e tem saudades..

Eduah