sexta-feira, 27 de junho de 2008
Parabéns Rodrigo Oom
Ah pois é... Nao podiamos deixar de assinalar este dia tao especial em que o nosso amigo 'mais fashion de Santo Amaro de Oeiras' cumpre 22 Primaveras!
Grande Rodrigo, turi kumwe, isto é: estamos juntos...
Aproveitamos para deixar um pequeno divertimento aqui no blog. Vamos jogar ao 'descubra as diferenças' entre o Chefe de Ramo dos Universitarios de Lisboa e o Chefe de Ramo dos Universitarios de Bujumbura... Alguem encontra alguma?!?!
Se repararel bem na fotografia do Rodriguilas pode se ver o Tanganika Boy Eduah e a camisa encarnada do Tanganika Boy Françuah! A malta domina!
Forte abraço dos...
...Tanganika Boys
terça-feira, 24 de junho de 2008
Noticias burundesas
Aqui seguem mais algumas fotografias da construção, que segue a bom ritmo, mesmo tendo em conta o estilo "bohoro bohoro" dos burundeses. Notícias de última hora sugerem que os Tanganika Boys vão começar a trabalhar na obra, pondo em prática os seus magníficos conhecimentos de Aide Maçon... Como será o seu desempenho na construção?
Informamos também os nossos queridos leitores da jornada passada do Torneio de Futebol do Mariya Arafasha. Os vossos Abazungu Allstars ganharam 8-2 aos Escuteiros nos quartos de final, mas foram eliminados nas meias finais pelos Apôtres de Marie, por um resultado que não vale a pena dizer... Assim, vamos disputar o jogo de 3° e 4° lugar contra os Servants de Messa A, deixando a final para os Umoja Ninguvu e os Apôtres de Marie. Mas queremos propor um pequeno passatempo aqui no blog: queremos que votem – na caixa de comentários – no resultado da final e do jogo de consolação do Torneio do Mariya Arafasha. Se alguém acertar, ganha um presente burundês! Toca a votar...
Abraços dos...
... Tanganika Boys
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Reportagem da visita do Padre Diogo
Há uns tempos fizemos uma sondagem aqui no blog, que perguntava quem iria visitar os Tanganika Boys no Burundi. Por essa altura, José "Serei Gay? " Sócrates ganhou com larga vantagem, traduzindo a falta de confiança dos nossos leitores numa visita portuguesa a esta terra plantada nas margens do Tanganika!
Para sermos honestos, também não tinhamos muita fé numa visita, principalmente do nosso acessor, Padre "Chefe das Tanganika Girls" Diogo. Foi, portanto, com muita alegria que recebemos esta "ave rara" chez nous, em Mont Sion...
Foi uma semana muito boa para matar saudades, para o que ajudaram os presentes mandados pelas nossas queridas famílias e amigos, mas também de algum trabalho, em que corrigimos alguns erros que fazíamos e em que preparámos o projecto para o próximo ano (aceitam-se candidatos...)!
Mas o que fica para a história são os momentos bem passados, traduzidos pelas fotografias que vos apresentamos, e pela reportagem do nosso fotógrafo Sr. X.
O Padre Diogo celebrou a missa nas Irmãs da Caridade, onde – depois de mostrar o seu óptimo francês – nos brindou com um "body and bluuuuud" of Christ!
Registou-se mais uma jornada do Torneio de Futebol do Mariya Arafasha (créditos da fotografia para o Padre Diogo) em que os Tanganika Boys brilharam, conduzindo os Abazungu Allstars a uma boa vitória por 8-3 sobre os Tamborineiros. Agora, nos quartos de final segue-se a temível equipa dos Escuteiros.
Fomos à praia, onde vimos os Tamborineiros...
E alguém a tentar imitá-los...
E vimos o "Chefe das Tanganika Girls" em grande!
Em Mont Sion, o Padre Diogo falava Kirundi...
E conheceu os Enfants de Marie...
Fomos a Saga Nyanza (grupo castiço)
Onde o Padre Diogo pensou que era o Padre Kentenich...
Enfim, o Burundi é 5 estrelas!
Da nossa parte é tudo, obrigado pela visita, e continuem a acompanhar os...
...Tanganika Boys
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Padre Diogo no Burundi!
Pois é, hoje, pelas 18h00 burundesas, o Reverendíssimo Padre Diogo vai colocar pela primeira vez os seus majestosos pés neste país à beira do Lago Tanganika plantado...
Estamos muito entusiasmados com a vinda do nosso assessor e, principalmente, para podermos testar os seus conhecimentos de francês, que devem ser enormes (ah ah ah). O único problema é que o jogo Portugal – República Checa começa às 18h00 de cá, pelo que pensámos mandar um táxi buscar o Padre Diogo ao aeroporto, decisão da que abandonámos rapidamente, perante a perspectiva de sermos castigados castigados pelos “deuses futeboleiros” com uma derrota. Assim, vamos buscar o Padre Diogo e, quando chegarmos, Portugal terá certamente uma alegre surpresa para nós.
A pergunta que fica é: Quando o Padre Diogo chegar...
a) ...vai ser incluído nos Tanganika Boys?
b) ...vai fundar os Tanganika Priests?
c) ...vai-se tornar o assessor das Tanganika Girls?
Sem mais assunto,
Os Tanganika Boys
domingo, 8 de junho de 2008
Bom futebol (x2)
Ontem, sábado dia 7 de Junho, disputou-se a segunda jornada do Torneio de Futebol do Mariya Arafasha, que teve muito bom futebol.
Sendo dia de Torneio, os Tanganika Boys levantaram-se cedo para preparar o campo para tão importante evento. Mãos à obra, que as linhas não se pintam sozinhas!
Do Torneio propriamente dito, podemos informar-vos que estamos neste momento na fase de grupos. Há 4 grupos de 3 equipas, apurando-se as duas primeiras de cada grupo para os quartos-de-final. Os Abazungu Allstars bateram a agressiva equipa do Coro da Sagrada Família por 7-2, e colocaram-se em boa posição para passarem à fase a eliminar.
Aqui fica o registo fotográfico de mais um dia bem passado...
A claque... Há que dizer que no nosso jogo, os Enfants de Marie levaram cartazes para nos apoiar e cantavam músicas do género: “Coro da Sagrada Família, não os vemos” e “Grande baile”, que obviamente nos ajudaram a ganhar.
Éduah infiltrado na claque...
Jogo jogado...
Mais tarde, à noite, o bom futebol continuou, com o jogo Portugal-Turquia, que muito nos fez vibrar! Vimos o jogo com os Padres, seminaristas e trabalhadores e acompanhados com a bandeira que o Françuah trouxe de Portugal. Todos estavam por Portugal, principalmente quando um seminarista congolês descobriu que o Bosingwa nasceu no Congo. A partir daí, sempre que ele tocava na bola ouvia-se “Congo Man aratsinda” (O congolês vai ganhar)!
Tudo bem por cá!
Tanganika Boys
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Peregrinação e Paz
Há já algum tempo, para ser mais preciso, no dia 18 de Maio, tivemos uma grande Peregrinação pela Paz, desde Mont Sion até Kamenge, uma paróquia vizinha. Foi impressionante e uma grande festa... Toda a gente unida em oração, a cantar, a dançar, com bandeiras a pedir paz nas províncias, nas comunidades de Bjumbura, nas famílias, enfim, paz para o Burundi!
Foi um grande momento da vida dos Tanganika Boys por terras burundesas e queríamos mesmo partilhá-lo com os nossos estimados leitores.
Houve muita festa...
A banda...
Tamborineiros...
Toda a gente unida em oração!
Vista aérea da Peregrinação (até parece que tínhamos um helicóptero, mas não, foi só o Éduah que seguiu os seus ímpetos de escalada e trepou a um cartaz de anúncios...)
E em lugar de honra, pois claro, a nossa MTA!
Espero que tenham gostado desta reportagem tanto quanto nós gostámos da peregrinação, embora seja difícil, porque foi mesmo um grande momento.
Passados alguns dias, a FNL (os rebeldes) assinou um cessar fogo com o Governo. Coincidência?
Tanganika Boys
terça-feira, 3 de junho de 2008
Relatos do primeiro dia de Torneio!
...
Como sabemos que os nossos estimados leitores querem acompanhar a par e passo o Torneio de Futebol do Mariya Arafasha, enviámos o nosso repórter para junto das 4 linhas, para assim vos poder bem informar. Aqui segue o relato e reportagem fotográfica feito pelo nosso benjamim:
“Sábado, 31 de Maio de 2008.
1 campo. Espectacularmente arranjado, diga-se de passagem.
1 organização. Muito bem liderada pelo Éduah, que devido à sua humildade se recusa a aparecer na fotografia.
24 equipas. Todas as equipas a quererem passar à fase de grupos, mas só podem 12. Será que os grandes candidatos à vitória, os Abazungu Allstars, atingirão a fase de grupos? Sim!
168 jogadores. Todos os jogadores a quererem ganhar o prémio de melhor jogador do Torneio, mas só um o conseguirá.
Mas vamos ao que interessa...
O torneio começou pelas 10h, com um toque de honra por parte do Padre Othmar, que está à 34 (!!!) anos no Burundi, e que é um grande entusiasta de todas as actividades que os Tanganika Boys fazem.
O primeiro jogo, opôs os Abazungu Allstars à temível equipa dos Amici F.C., tendo os primeiros arrebatado uma boa vitória, por 4-1. Assim sendo, apuraram-se para a fase de grupos, onde vão defrontar o Coro da Sagrada Família e os Tamborineiros!
Na fotografia, pode ver-se o recomeço de jogo após mais um golo dos Abazungo Allstars, desta feita da autoria do Tanganika Boy Éduah!
O resto do dia, até às 18h, foi de bom futebol e de emoção, com mais 11 jogos, sendo que 4 tiveram que ser decididos nos penaltys.
Mas o mais importante foi o convívio e a festa entre todos os jogadores e espectadores, como testemunha a seguinte fotografia.
Foi um dia memorável, que terá continuação todos os Sábados do mês de Junho.”
Obrigado, caro repórter! Continuem a acompanhar o Torneio e os vossos...
...Tanganika Boys!